Situada na costa ocidental do Mar Egeu, na Turquia, Bodrum, uma cidade de cerca de 200.000 habitantes, é conhecida pelas suas pequenas e perfumadas tangerinas e pela sua cena de verão. Na costa cintilante, nos meses mais quentes, alguns dos maiores barcos do mundo afluem às marinas turcas. A reputação de Bodrum foi consolidada, para alguns, como um refúgio de luxo ensolarado na Europa.
Mas Bodrum é mais do que brilho e glamour. Escondidos nesta cidade estão delícias culinárias, artistas instigantes e bazares pelos quais vale a pena viajar. Bodrum é uma cidade que atende aos abastados, sim, mas também é uma cidade de praias e mercados noturnos, de hotéis boutique e vinícolas personalizadas.
Para obter um guia sobre como planejar sua viagem a Bodrum – incluindo quando ir, onde ficar e o que fazer – continue lendo.
No Susona Bodrum, LXR Hotels & Resorts, com 70 quartos, inaugurado no bairro de Torba, em Bodrum, em 2020, buganvílias e outras plantações nativas alinham-se em caminhos e edifícios. Os hóspedes deste hotel podem desfrutar de uma vista ampla do Mar Egeu, de várias piscinas, de uma pequena praia, de um spa com banho turco e de vários restaurantes casuais e sofisticados.
A elegante Yalikavak Marina é o lar de várias marcas de hotéis internacionais brilhantes. “Se você quer vida noturna e loucura, você pode ter – mas se você quer calma, você pode ter isso também”, disse Mina Dilber, fundadora da marca de estilo de vida Anim Living, ao contribuidor da T+L, Richard Godwin. No Bodrum Edition, com 108 quartos, aberto desde 2018, os viajantes encontrarão uma série de destinos gastronômicos, incluindo o hotspot culinário Brava, um restaurante dirigido pelo chef peruano Diego Muñoz.
O Mandarin Oriental de Yalikavak, Bodrum, uma adição de 2014 à área, oferece 130 quartos e vista para Paradise Bay. Onze conceitos de restaurantes e bebidas, um spa, um clube infantil, piscinas internas e externas e até passeios de helicóptero de luxo completam este hotel personalizado.
Parte da marca Aman, o Amanruya é um hotel de 36 quartos no bairro de Göltürkbükü inaugurado em 2018. Os pavilhões são feitos de pedra e abrem para jardins individuais com piscinas privadas. O resort também oferece uma categoria de acomodação em suíte com piscina, também com piscina privativa. Uma lista abrangente de atividades inclui pesca, vela e cruzeiro em um tradicional gulet turco – um navio com mastro de madeira.
No bairro de Göltürkbükü, não muito longe de Yalikavak, galerias de arte, joalherias e lojas de roupas estão intercaladas entre hotéis boutique. Mais turco do que internacional, os viajantes podem encontrar o coração pulsante da cena artística de Bodrum, especialmente no Maçakizi, um hotel boutique de 74 quartos que foi inaugurado originalmente na década de 1970 e que foi renovado em 2000. Muitas vezes recebe exposições pop-up de varejista de artesanato ’74Escape.
Visite os vinhedos de Karnas, com 165 hectares, plantados com uvas e oliveiras. Os visitantes podem sentar, jantar e provar vinhos com vista para os campos. Como Feride Yalav-Heckeroth relatou na edição de setembro de 2023 da Travel + Leisure, o vinhedo foi fundado pela família İşmen em 2005 “para produzir o primeiro zinfandel da Turquia – uma uva pela qual eles se apaixonaram durante uma viagem ao Napa Valley, na Califórnia”. Os vinhos sustentáveis e de baixa intervenção da vinícola estão disponíveis junto com seu formidável menu de degustação com vários pratos todas as noites, por cerca de US$ 100.
Vá até o Foodrum Culinary Park de Pelin Dumanli, no bairro residencial de Bitez. Dumanli, uma chef com formação formal, oferece aulas de culinária e passeios pelo bazar para pequenos grupos em seu espaço totalmente equipado.
Enquanto estiver na vizinhança, coloque as artes locais no seu radar. “Zai Yaşam é um grande centro de artes instalado em cinco edifícios”, disse Ceylin Türkkan Bilge, diretor criativo da marca de moda Siedrés, na edição de setembro de 2023 da T+L. “Há uma galeria, uma biblioteca e um lindo jardim onde acontecem concertos de jazz à noite.” De carro, os dois espaços estão separados por apenas cinco minutos.