Meu marido e eu acabamos de passar 10 meses na estrada em nosso trailer com gêmeos de cinco anos fazendo uma ‘grande volta’.
E embora alguns dos destinos australianos mais conhecidos nos tenham surpreendido (Uluru, Broome, Kakadu, Litchfield, Ningaloo e Cradle Mountain, para citar alguns), foram os lugares dos quais nunca tínhamos ouvido falar antes de partirmos, fora a trilha batida, que nos surpreendeu.
Então, se você está procurando algo um pouco diferente, longe das multidões, esses destinos incríveis também podem surpreendê-lo. Mas, aviso: você precisará de um veículo decente com tração nas quatro rodas para chegar à maioria desses lugares. Algumas das estradas não são para os medrosos!
Nas profundezas de Pilbara, rica em minerais, você passa por trens rodoviários cheios de minério de ferro para chegar ao Parque Nacional Karijini, onde as principais atrações são desfiladeiros pitorescos cheios de água azul, cercados por rochas vermelhas.
Karijini é uma terra de extremos. As “dicas para caminhadas seguras” nas placas de entrada no parque alertavam que a água nas gargantas é tão fria durante o inverno que pode causar hipotermia, e que o calor no verão ultrapassa regularmente os 50 graus Celsius. Estava muito frio e ventava muito quando estivemos lá em julho, mas nem isso diminuiu sua beleza.
É também um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas. A Via Láctea é difícil de perder por aí.
Na estrada entre Kings Canyon e Alice Springs, no Parque Nacional Finke Gorge, encontra-se um oásis escondido. Um desfiladeiro repleto de palmeiras roxas, com 25 metros de altura. Considerada cultivada pelos aborígenes australianos há 30 mil anos, é o único lugar no mundo onde essas palmeiras são encontradas.
A entrada é difícil, mas fomos acompanhados por manadas de cavalos selvagens. O acampamento é espetacular, com piscina e grama verdejante no meio do deserto. O pôr do sol deixa o país laranja, refletindo na rocha vermelha. E à noite você fica acordado ouvindo o uivo dos dingos, chamando uns aos outros pelo acampamento.
Se você está procurando um destino tropical remoto com MUITA tração nas quatro rodas, este é o local. No meio da Gibb River Road em Kimberley (que é conhecida por ser difícil), você vira uma estrada ainda mais difícil e dirige por mais seis horas (algumas pessoas lentas que conhecemos levaram 12 horas) para chegar à Honeymoon Bay.
Nosso acampamento ficava bem na praia, sob árvores velhas e gordas e, assim que chegamos lá, declaramos que era nosso local favorito até agora na viagem. A pesca foi excelente, com o proprietário da Honeymoon Bay realizando fretamentos de pesca regulares.
A única desvantagem é um crocodilo de água salgada à espreita que os moradores locais alertam ter sido visto perseguindo. Nossos mergulhos eram muito breves e rasos quando o sol estava alto, para que pudéssemos detectar sombras assustadoras! Ah, e o combustível (US$ 3,50 por litro para diesel) só está disponível por algumas horas, uma ou duas vezes por semana, na cidade vizinha de Kulumburu, então certifique-se de programar sua viagem corretamente ou você pode ficar preso.