Male backpacker enjoying the view on mountain walk in Himalayas. Travel, adventure, sport concept

Nota do editor: Inscreva-se no Unlocking the World, o boletim informativo semanal da CNN Travel. Receba notícias sobre destinos, além das últimas novidades em aviação, comida e bebida e onde se hospedar.

Tantos lugares para ver no mundo. Tantas pessoas ansiosas para vê-los.

O turismo internacional atingiu cerca de 90% dos níveis pré-pandemia em 2023, e os Estados Unidos emitiram um número recorde de passaportes. E se você visitou algum destino popular durante o verão, provavelmente diria que estava mais lotado do que nunca.

Então, talvez seja hora de olhar para lugares que ainda são em grande parte desconhecidos, ou atraentes na entressafra, ou frequentemente esquecidos por suas primeiras cidades ou vizinhos maiores. Talvez seja hora de ir a lugares que facilitam a visita dos turistas e que prestam muita atenção ao incentivo ao turismo sustentável.

Com isso em mente, a CNN Travel escolheu 24 lugares a serem considerados ao fazer seus planos para 2024:

Para quem procura um destino de praia que priorize a consciência comunitária e a sustentabilidade, a ilha indonésia de Sumba é a opção ideal.

Com as suas aldeias remotas, florestas intocadas, rituais antigos e locais de surf de classe mundial, Sumba é o antídoto perfeito para as multidões de Bali, que fica a apenas uma hora de voo. Pode ainda não ser famoso internacionalmente, mas isso não significa que seja pequeno. Sumba tem mais de 4.000 milhas quadradas (mais de 10.000 quilômetros quadrados) – o dobro do tamanho de Bali.

Foi o resort Nihi Sumba que colocou esta ilha na mira dos que procuram luxo quando foi inaugurado em 2012. Mais de uma década depois, Sumba acolheu vários novos resorts ecológicos de luxo. Estes incluem The Sanubari, uma série de vilas à beira-mar inauguradas em 2022, e Cap Karoso, localizado no sudoeste da ilha.

Muito menos conhecida do que as estâncias mediterrânicas da Costa Turquesa da Turquia, a região do Mar Negro, também conhecida como Karadeniz, oferece um lado muito diferente do país. Menos turística e com clima mais fresco e úmido, que produz paisagens verdejantes e um delicioso chá preto, a região conta com vilas e vilas históricas, além de praias e atividades geradoras de adrenalina.

No verão, é uma fuga refrescante das regiões mais sufocantes da Turquia. Os visitantes podem explorar ruas antigas que ainda ecoam o som dos martelos dos ferreiros em Safranbolu, absorver a vida na praia em Amasra e subir até onde um dos mosteiros mais antigos do mundo se agarra a um penhasco em Sumela.

Para os caçadores de emoções, há rafting e, quando o inverno traz fortes nevascas, as montanhas Kaçkar do leste da região se transformam em um paraíso de heli-esqui.

Faça beicinho. Tartu, no sul da Estónia, foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2024 – com especial atenção ao beijo. Um dos pontos turísticos mais famosos desta cidade universitária é a estátua de dois estudantes presos num abraço apaixonado, mas aqui na “Cidade dos Bons Pensamentos”, o amor é mais nobre do que carnal.

Tartu é conhecida como o centro intelectual da Estónia, onde se encontra a sua universidade mais antiga, bem como o Museu Nacional da Estónia, de visita obrigatória, e o impressionante Centro de Ciências AHHAA, o maior museu de ciências do Báltico.

A Cidade Velha é o lugar perfeito para se hospedar, mas logo ao norte do centro da cidade, às margens do rio Emajõgi, Supilinn (“Cidade da Sopa”) também merece uma visita. Este bairro histórico repleto de lindas casas de madeira era antigamente uma favela, mas agora está se tornando um dos endereços mais cobiçados da cidade.

Related Post